Tinta antimofo: Onde encontrar? Como funciona?

A tinta antimofo é uma solução para paredes e tetos com predisposição para reter umidade, causando o acúmulo de fungos e bactérias que resultam nas manchas de mofo na superfície. Veja aqui como funciona o produto, como aplicar e onde comprar.

Nada pior do que encontrar uma parede com mofo, não é mesmo? Esse tipo de situação não só danifica a parede como também prejudica a saúde, principalmente o sistema respiratório. Quando atrás de móveis, o mofo pode danificá-los, apodrecendo aqueles móveis de madeira e enferrujando os de metal. Por isso, pintar a casa internamente com tinta antimofo é uma ótima solução para prevenir esses tipos de situações.

Tinta antimofo

Tinta antimofo – Entenda como funciona

Uma das principais características da tinta antimofo é a proteção para a superfície, funcionando como uma membrana protetora contra a proliferação de fungos. Isso acontece devido à sua fórmula conter reagentes bactericidas e fungicidas, prevenindo o aparecimento das manchas de umidade na parede.

Em consequência disso, sua parede durará mais tempo, inclusive com a aparência bonita da tinta escolhida para pintar o espaço. O aspecto da tinta antimofo é bastante bonito, podendo ser encontrada com acabamentos semi-brilho, acetinado e também no fosco.

Para quem necessita de uma pintura fácil de limpar, o acabamento semi-brilho é o mais indicado, já para quem deseja disfarçar imperfeições a tinta fosca antimofo é ideal e, por fim, se você busca resistência, o acetinado é ideal para este tipo de parede. Portanto, além de proteger o ambiente com uma tinta antifungo, tenha um cômodo decorado com a paleta de cores escolhida para a decoração.

Tipos de tintas antimofo

Para te ajudar a escolher o melhor tipo de tinta antimofo, é preciso saber as vantagens de cada uma delas. A tinta antimofo epóxi, por exemplo, é indicada para locais mais úmidos como o banheiro, com grandes chances de proliferação de fungos e consequentemente manchas de mofo.

Esse tipo de tinta é solúvel em solvente e água, sendo assim, apresenta mais praticidade na hora de aplicar o produto na superfície. Com uma ótima impermeabilização a tinta antimofo epóxi também pode ser aplicada em áreas externas como muros, paredes e demais estruturas de concreto.

A tinta acrílica antimofo também apresenta uma grande resistência, tornando- se um tipo de tinta bastante usada e reconhecida pela sua qualidade. Outra vantagem da tinta acrílica é o seu preço, por causa da sua popularidade costuma ser uma tinta bastante econômica comparada a outros tipos.

Dessa maneira, use a tinta antimofo acrílica em ambientes como banheiros, cozinhas, lavanderias e demais espaços onde é propenso a presença de mofo. Devido à tinta ser solúvel à água, sua secagem é bem rápida, necessitando de demãos para chegar no tom escolhido. Se precisar, passe um selador acrílico para aumentar a durabilidade da tinta e garanta a cor da superfície por mais tempo.

Veja também como escolher tinta para casa e simule algumas cores!

Tinta antimofo

Como aplicar a tinta antimofo?

Para garantir a qualidade e durabilidade da pintura, saiba aqui como aplicar a tinta antimofo na parede ou no teto. Locais como paredes perto de barreiras de barro ou tetos com telhados que não estão bem impermeabilizados são propensos a ter contato com mofo em algum momento. Por isso, é importante que você saiba o modo correto de fazer esta pintura. Confira o passo a passo.

Limpe a superfície

Primeiramente, para aplicar a tinta antimofo é preciso limpar a superfície onde será aplicado a pintura. Comece retirando com ajuda de uma espátula toda a área com a mancha de mofo, inclusive, as partes que estão com proliferação de fungos.

Após remover todo o mofo, inicie a limpeza usando água sanitária e água em toda a superfície com ajuda de uma esponja. Para as partes mais altas, use uma vassoura para remover as sujeiras e restos de produtos que possam comprometer a sua parede.

Tinta antimofo

Aplique o selador acrílico

Antes de aplicar o selador acrílico, se desejar, passe uma lixa na parede limpa e seca, nivelando e removendo a tinta antiga. Leia as instruções do fabricante e aplique o selador acrílico em toda a parede, finalizando com a secagem, segundo instruções no rótulo do produto.

Faça a aplicação da tinta

Na penúltima etapa, é hora de fazer a aplicação da tinta antimofo escolhida para sua superfície. Assim como o selador acrílico, siga as orientações do fabricante da tinta na hora de realizar a mistura com solvente e água, por exemplo.

Faça a proteção de móveis e pisos para a tinta não manchar a superfície, usando também a fita crepe para proteger os rodapés, portas e teto, se preferir. Comece pintando sempre na mesma direção com ajuda de um rolo ou pincel de sua preferência.

Passe pelo menos, mais uma demão na superfície e se necessário, reaplique uma terceira camada na parede com a tinta antimofo escolhida.

Veja também como pintar forro de gesso, se é esse tipo de pintura que você precisa fazer.

Tinta antimofo

Deixe a tinta antimofo secar

Por fim, deixe a tinta antimofo secar, com um tempo recomendado de pelo menos, 24 horas após a aplicação da pintura. Mantenha o espaço arejado na maior parte do tempo, permitindo que a tinta seque com mais facilidade. Esse processo é importante para prevenir o reaparecimento do mofo.

Somente com a tinta bem seca, remova as fitas crepes e se precisar, faça os acabamentos no ambiente. Uma dica para a hora de colocar os móveis é sempre deixá-los em uma distância da parede, prevenindo o mofo e valorizando a decoração do ambiente.

Onde comprar sua tinta antimofo?

Uma das grandes vantagens da tinta antimofo é a sua resistência, mesmo assim, saiba que existem diversas marcas para você escolher, algumas são melhores que outras.  Contudo, você sabe onde comprar sua tinta antimofo? Um dos locais certeiros para encontrar sua tinta é em uma loja especializada.

Também existe a possibilidade de comprar tinta antimofo em lojas de construção e decoração, lojas de departamento e até supermercados. Na hora de comprar pesquise sobre a marca, principalmente, sobre o tipo de tinta para escolher, forma de aplicação, secagem e demais informações importantes do fabricante.

Não deixe de medir o local para comprar a quantidade de tinta indicada, inclusive, escolha um tipo de tinta antimofo que combine com a sua decoração do ambiente.

O post Tinta antimofo: Onde encontrar? Como funciona? apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Tinta antimofo: Onde encontrar? Como funciona? Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s