Casa geminada: O que é, vantagens e desvantagens

A casa geminada é uma construção tendência entre os projetos de imóveis próprios e para investimento, tornando esta uma construção com ótimas vantagens, mas também desvantagens. Conheça cada ponto relacionado a este tipo de construção aqui no post do Tudo Construção!

Esse tipo de construção é bastante conhecida, mas muitas pessoas não sabem o verdadeiro significado deste conceito de obra. Apesar de populares, tem quem goste e quem não curta esse tipo de construção, devido a sua proximidade, como se fosse um condomínio de casas.

Mas para quem deseja investir, esse estilo de construção oferece grandes vantagens, inclusive, para quem possui um terreno para investimento. Entenda o que é uma casa geminada, suas vantagens e desvantagens tanto para quem está investindo quanto para quem procura um imóvel para morar.

casa geminada

Casa geminada – Entenda o que é esse projeto

Uma casa geminada é bem fácil de encontrar, elas estão em variados bairros e representadas em diferentes tipos de plantas. Esse tipo de casa também é conhecida como casa conjugada, uma construção com uma ou mais casas anexas umas nas outras.

São geralmente construídas em um mesmo lote de terreno, com uma cobertura de um mesmo telhado, fachada semelhante e projeto com plantas iguais. A “casa germinada” como é popularmente chamada não tem nada a ver com a palavra germinar, que significa brotar ou crescer.

Na verdade, a casa geminada está relacionada ao significado de gêmeo, algo idêntico e duplicado como casas iguais uma ao lado da outra. Por isso, o significado do conceito desse tipo de construção é de casas duplicadas, com fachadas parecidas e projetos idênticos. 

Tipos de casas geminadas

Saiba que existem diversos tipos de casas geminadas, cada uma com projetos de construções que melhor aproveitam os terrenos para construir. Diante disso, você encontrará projetos de casas geminadas sobrados, térrea, moderna, simples, sofisticadas e de variados tamanhos.

As construções das casas geminadas são feitas normalmente de alvenaria, com espaço na frente da residência para colocar o carro e alguns imóveis ainda tem espaço nos fundos para churrasqueira e piscina.

Os projetos de casas conjugadas podem ser elaborados conforme a metragem do terreno, por isso, nem sempre é destinado apenas para construções em terreno nivelar. Portanto, esse estilo de casa popular pode ser construído em terrenos planos, morros e construções de dois ou três pavimentos.

Apesar de semelhantes, ao ter um terreno de esquina, é possível fazer um projeto de casa geminada com área de lazer na lateral e cobrar um valor a mais pela construção. No entanto, as geminadas do meio dos terrenos costumam ser mais baratas devido ao projeto ser mais estreito que as casas conjugadas de esquina.

casa geminada

Vantagens e desvantagens do projeto de casa geminada

Agora que você já sabe o que é uma casa geminada, acompanhe a seguir, as vantagens e desvantagens deste tipo de projeto residencial. Lembrando que este tipo de projeto de casa pode ser mais simples, sofisticado e com detalhes autênticos para atender às necessidades da sua construção.

Para fazer o projeto ideal, contrate um engenheiro e arquiteto para trabalhar no seu terreno, considerando as particularidades e tudo que você precisa para oferecer o melhor projeto de casa geminada. Mas antes de começar a projetar, acompanhe as vantagens e desvantagens da casa geminada.

Aproveitamento de um único terreno

Uma das grandes vantagens da casa geminada é o melhor aproveitamento de um único terreno para construção das casas. Ao invés de fazer uma casa grande com projeto de variados cômodos, monte um projeto para construção de várias casas iguais. Você pode dividir o terreno em metragens iguais ou deixar uma metragem a mais para as casas de esquina ou “pontas” do projeto.

Economia na construção do imóvel

Além de aproveitar melhor o terreno para construir, outra vantagem da casa geminada é a economia na construção do imóvel. Devido ao projeto idêntico das casas, os imóveis dividem o mesmo telhado, parede, rede de tubulação, rede elétrica e demais estruturas.

Você não vai precisar fazer várias plantas diferentes para construir o conjugado de casas, com um único modelo você constrói casas lado a lado com a mesma estrutura. Além disso, o custo com a obra fica mais em conta, tornando a construção mais rápida e funcional.

casa geminada

Oportunidade para investimento em imóveis

Essa vantagem é para os investidores, sendo as casas conjugadas uma oportunidade para investimento em imóveis. Ou seja, o investidor aproveita um único terreno para construir casas iguais e vendê-las por preço unitário. 

Também é possível comparar esse tipo de casa pronta para revender, já que imóveis na planta costumam ter um valor baixo de investimento. Contudo, saiba que esse tipo de obra também possibilita a adaptação do projeto, podendo optar por montar uma área de lazer com piscina, churrasqueira em uma geminada de alto padrão.

Necessita de projeto de isolamento acústico

Uma desvantagem das casas geminadas é que elas necessitam de um projeto de isolamento acústico para evitar ruídos entre os vizinhos. Esse tipo de projeto pode aumentar o custo da obra, por isso, vale a pena planejar o projeto detalhadamente.

Assim como existem regras de condomínio de apartamentos, o condomínio de casas geminadas também poderá funcionar, melhorando a convivência entre as famílias. Por causa do tipo de projeto, a privacidade na casa geminada é um dos pontos de desvantagens.

Isso ocorre devido ao tipo de estrutura compartilhada, onde os vizinhos acabam ouvindo ruídos de outra casa.

Preço do imóvel mais acessível

Outra vantagem do projeto de casas conjugadas é que o preço é mais acessível, devido à metragem da casa e do terreno, podendo ser também uma desvantagem. Comparada a outras residências, a casa geminada se torna mais barata devido ao tipo de projeto, reaproveitando o mesmo lote de terreno e estrutura.

Sendo assim, comparado a um apartamento, o proprietário tem mais liberdade de personalizar a área de lazer conforme suas necessidades.

casa geminada

Ventilação e iluminação

Outras desvantagens da casa geminada é a ventilação e iluminação dos imóveis, podendo ser melhor ventilados e iluminados por conta do projeto arquitetônico. Sendo assim, por causa da falta de ventilação no imóvel e também da iluminação, podem ocorrer problemas com mofo e infiltrações.

Mas nada que um projeto de casa geminada bem elaborado não resolva para evitar transtornos futuros aos moradores.

O post Casa geminada: O que é, vantagens e desvantagens apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Casa geminada: O que é, vantagens e desvantagens Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s