Como guardar ferramentas na parede?

Acompanhe ideias de como guardar ferramentas na parede, um jeito fácil e organizado para manter suas peças intactas, seguras e acessíveis para o seu projeto. As ferramentas são materiais que não podem faltar em casa, principalmente, para solucionar problemas como apertar um parafuso e demais utilidades domésticas. Mesmo se você não tem muita habilidade com ferramentas, ter um kit básico funcional poderá evitar transtornos futuros e dores de cabeça. Porém, onde guardar as ferramentas corretamente? Como mantê-las organizadas e livres de umidade que possam enferrujá-las?

É aí que as nossas dicas de como guardar ferramentas na parede irão te ajudar. A ideia é apresentar soluções práticas e baratas para manter suas ferramentas bem organizadas.

como guardar ferramentas na parede

Como guardar ferramentas na parede- Veja algumas ideias

Antes de irmos às ideias de como guardar ferramentas na parede, vamos trazer algumas sugestões de onde podem ser colocados os suportes e prateleiras para as ferramentas. Para casas e apartamentos com pouco espaço, a dica é aproveitar aquela parede solitária da lavação ou atrás da porta do mesmo cômodo. O legal que pendurar as ferramentas na parede é que assim se organiza e otimiza melhor o espaço, sem precisar colocar mais um móvel no ambiente.

Em casas com garagem, o suporte para pendurar ferramentas poderá ficar perto da mesa de trabalho para trazer fácil acesso às ferramentas para executar o seu projeto. Aprender como guardar ferramentas na parede também é uma forma de trazer segurança para sua casa, já que o acesso das crianças às ferramentas estará restrito, evitando acidentes.

A seguir trouxemos algumas formas de guardar as ferramentas na parede, com ideias criativas de reutilização de materiais e modelos prontos para facilitar a sua organização.

Depois, veja também como tirar ferrugem de ferramentas.

Como guardar ferramentas na parede com suportes?

Esse jeito de organizar as ferramentas é bastante fácil de fazer, afinal como guardar ferramentas na parede com suporte está ao alcance de todas as pessoas que desejam ter um espaço mais otimizado. A ideia é usar apenas um sarrafo de madeira para criar suportes para organizar alicates, chaves de fenda, martelo, serrote, pregos e parafusos. Para pendurar as ferramentas com cabo, como o martelo, utilize puxadores de armário velho e pregos anexados ao sarrafo de madeira.

Já os materiais pequenos como pregos, parafusos, dobradiças e taxinhas, utilize garrafas pets, potes de plásticos e latas de alumínio com tampa para guardar os materiais. Uma dica é prender a garrafa pet, latas e potes com um prego ao sarrafo de madeira, depois é só guardar os materiais e tampar.

Na organização das chaves de fenda ou chave Philips, uma ideia é cortar o sarrafo na medida que caibam as chaves penduradas no suporte. Aproveite para envernizar o suporte de madeira, pintando também as latas e decorando seu espaço da forma que desejar.

como guardar ferramentas na parede

Painel de madeira para guardar ferramentas

Outra ideia é apostar em um painel de madeira para guardar ferramentas, utilizando uma chapa de madeira presa à parede do cômodo. Para prender na parede aposte em parafusos que manterão a chapa de madeira mais segura e com ótimo acabamento para colocar em garagens.

A ideia é a partir da chapa de madeira criar suportes para as ferramentas, podendo usar canos de PVC, latas, embalagens de plástico, puxadores de armários, pregos e até caixa de luz. Além de chapas de madeira, os quadros de metal perfurados também contribuem para sua organização. Nos furos do painel de metal adicione suportes para pendurar ferramentas como as furadeiras que precisam de um espaço seguro. 

Alguns modelos de painel de metal para organizar ferramentas já vem com suporte para guardar as ferramentas, facilitando seu processo de organização. Se preferir, compre uma chapa de madeira com dobradiças, modelos prontos com armário para ferramentas com suporte para anexar à parede.

Veja também como afiar as ferramentas.

como guardar ferramentas na parede

Paletes para organizar ferramentas na parede

Os paletes para organizar ferramentas na parede são bastante funcionais, não exigem muito espaço, já que você pode cortá-los do tamanho que quiser. A sugestão para seu projeto é medir o seu espaço e ajustar o pallet conforme sua ideia de organização. 

Contudo, essa ideia criativa de guardar ferramentas na parede não se aplica em locais atrás da porta, por exemplo. Nesse projeto você poderá envernizar o pallet conforme sua ideia ou então pintar de uma cor que combine com a decoração do seu espaço. Para pendurar o pallet na parede utilize ganchos de metal, os mesmos também podem ser colocados para suportar o peso das ferramentas.

Do mesmo modo que o painel de madeira, reaproveite materiais reciclados como embalagens de plástico e metal para organizar as ferramentas penduradas no pallet. Falando em reaproveitar, outra ideia para guardar ferramentas de forma criativa na parede é pendurando uma gaveta velha. Essa dica também funciona para pendurar tudo que você precisa para suas atividades de reparo, conserto e artesanatos.

Como guardar ferramentas na parede em prateleiras?

Se preferir, aprenda como guardar ferramentas na parede em prateleiras, um jeito fácil e bonito de organizar os seus materiais de trabalho manual. Basicamente, você vai precisar escolher um modelo de prateleira, com tamanho ideal e segurança para organizar seus materiais. A mão francesa para prateleira é um material barato e funcional para suportar prateleiras de madeira. 

Outra dica é apostar em nichos de vários tamanhos, pendure cada um deles na parede formando um quadro organizador de ferramentas. Invista em suporte com caixa de luz, ganchos de metal, potes de plástico, embalagens de amaciantes personalizadas para organizar pequenos objetos.

como guardar ferramentas na parede

Organizador de ferramentas na parede com cano PVC

Mais uma ideia criativa de como guardar ferramentas na parede é a construção de um organizador de ferramentas na parede com cano PVC. A dica é reaproveitar os canos de PVC velhos para criar suportes para ferramentas. Para essa ideia só é preciso prender os canos na parede e fazer furos para encaixar cada item. O cano de PVC também serve como suporte para pequenos materiais como pregos, parafusos, porcas, roscas e muito mais.

Além de muito econômico, fazer um suporte para ferramentas com PVC também ajuda a decorar o espaço com a temática de reparos domésticos. Sendo assim, utilize o cano na sua cor natural ou pinte de cores que possam ajudar a decorar o seu espaço de lavanderia, garagem, atelier ou depósito para ferramentas em casa. Essas foram as dicas de como guardar ferramentas na parede. Comenta aqui qual delas você vai fazer!

O post Como guardar ferramentas na parede? apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Como guardar ferramentas na parede? Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s