Como tirar ferrugem de ferramentas?

Como tirar ferrugem de ferramentas? Essa é a dúvida de muitas pessoas que usam ferramentas para trabalhar ou querem deixar o acessório novinho novamente. A ferrugem ocorre devido ao contato com a oxidação por água presente no ambiente ou caixa de ferramentas, bem como, no ar.

Além de prejudicar a funcionalidade do material, a ferrugem também corrói o ferro, deixando a peça coberta de uma camada laranja que faz muita sujeira. Ao guardar uma ferramenta enferrujada em uma caixa, corre o risco da ferrugem passar para outras ferramentas, por isso a importância de saber como tirar ferrugem de ferramentas.

Como tirar ferrugem de ferramentas

Como tirar ferrugem de ferramentas – Veja as soluções para este problema

Se você busca facilidade e economia, veja a seguir as receitas de como tirar ferrugem de ferramentas de um jeito simples e fácil. As dicas a seguir são ideais para fazer em casa e não precisa de produtos específicos, mas você pode testar também. Porém, tenho certeza que alguma dica caseira irá servir para você!

Veja também como afiar as ferramentas.

Tirando ferrugem de ferramentas com vinagre

Nesta primeira dica de como tirar ferrugem de ferramentas, você vai aprender a tirar a ferrugem de ferramentas com vinagre de álcool. Um dos produtos muito usados na limpeza da casa é o vinagre de álcool, ele limpa, desinfeta e ainda remove manchas difíceis nas superfícies. Essa ação ocorre devido ao ácido acético, ingrediente presente no vinagre que ajuda a eliminar a ferrugem de um jeito fácil.

Para fazer essa receita de tirar ferrugem de peças, você vai precisar de uma bacia com o produto. Mergulhe as ferramentas nessa bacia e deixe o produto agir por 48 horas, ou se a ferramenta não couber, molhe um pano no vinagre e deixe a solução fazer sua tarefa pela mesma quantidade de tempo.

Uma dica para potencializar o efeito do vinagre é aplicar uma colher bem cheia de sal, ele ajuda a remover bem a ferrugem. Após o período de 48 horas, use uma esponja de aço para esfregar bem a ferramenta, eliminando os vestígios da ferrugem. Para finalizar, enxágue a ferramenta e seque-a bem.

Como tirar ferrugem de ferramentas

Como tirar ferrugem de ferramentas com bicarbonato?

A segunda dica é como tirar ferrugem de ferramentas com bicarbonato, outro produtinho caseiro bastante eficiente para limpezas. Você pode escolher entre fazer uma pasta com água e bicarbonato de sódio, aplicando na peça com ferrugem ou misturar o bicarbonato com o limão.

Para remover a ferrugem com apenas bicarbonato, deixe o produto agir por algumas horas e remova a pasta com um pano seco. Agora, para tirar a ferrugem das ferramentas com bicarbonato de sódio e limão, saiba que essa mistura forma gás carbônico que elimina a ferrugem com facilidade.

Na hora de usar os dois ingredientes use luvas para proteger a sua pele de queimadura causada pelo efeito corrosivo da receita. Não existem medidas exatas para essa receita, você pode usar mais limão deixando líquida ou mais bicarbonato formando uma espécie de pasta. Aplique nas ferramentas com um pincel e deixe o produto agir.

Depois é só usar uma lixa para remover a crosta feita pela ferrugem e secar com um papel toalha ou pano seco a sua peça.

Como remover ferrugem com WD?

O WD é um produto multiuso para se ter em casa, ele ajuda a proteger superfícies, faz a limpeza e tira a ferrugem de peças de metal e aço. Sendo assim, mais uma ideia de como remover ferrugem com WD. Esse produto age diretamente na sujeira, formando uma espécie de camada fina sobre a peça e eliminando as imperfeições causadas pela oxidação do material.

Aqui você pode usar tanto o WD-40 em spray quanto o WD em lata, basta utilizar um pincel para remover a ferrugem. Além de tirar a ferrugem de ferramentas e outros produtos, ele também protege a superfície de novas ações oxidantes.

Veja também como usar WD de maneira correta?

Como tirar ferrugem de ferramentas

Retirando ferrugem de ferramenta com Coca-Cola

Uma receita inusitada é retirar a ferrugem de ferramentas com Coca-Cola, um refrigerante bastante consumido no mundo todo. Os refrigerantes de cola têm gás carbônico, produzindo o mesmo da mistura caseira de bicarbonato de sódio e limão sobre as ferramentas enferrujadas. Para esse processo de limpeza da ferrugem, coloque em uma bacia a Coca-Cola e mergulhe suas ferramentas no líquido. Deixe a solução agir de um dia para o outro mais ou menos.

Feito isso, no outro dia é só enxaguar as peças e secar bem usando um pano seco ou papel toalha. Caso as peças não caibam na bacia, mergulhe um pano limpo na Coca-Cola e cubra a ferramenta com o líquido, deixando agir até o outro dia.

Batata para tirar ferrugem de ferramentas

Mais uma receita inusitada de como tirar ferrugem de ferramentas é com batatas, um alimento bastante presente na culinária. A batata para tirar ferrugem de ferramentas é bem eficaz. Desenferrujar ferramentas e peças com batatas é possível devido ao ácido ascórbico que produz um efeito que retira a ferrugem e promove brilho às peças.

Para fazer esse passo a passo de remoção de ferrugem com batatas, corte o alimento em rodelas, colocando em um recipiente uma espécie de “cama de batatas”. Nessa caminha de batatas, adicione um pouco de detergente e coloque as ferramentas sobre as rodelas, depois cubra com o restante da batata.

Deixe o produto agir por alguns minutos, enxágue em água corrente as ferramentas e seque-as bem antes de guardar.

Como tirar ferrugem de ferramentas

Receita caseira com limão para remover ferrugem

A receita caseira com limão é mais uma opção de como tirar ferrugem de ferramentas, um jeito prático e com um ótimo resultado. Assim como o vinagre, o limão possui ácido que ajuda a remover a ferrugem, por isso, é bastante usado na limpeza de superfícies e materiais em metal.

Nesta dica você pode fazer um suco espremendo limão ou cortando a fruta ao meio e esfregando na ferramenta enferrujada. Para potencializar a ação do limão, use um pouco de sal que irá esfoliar a superfície, facilitando o desenferrujamento da peça.

Deixe o produto agir por alguns minutos antes de removê-lo com um pano seco e limpo ou papel toalha. A prevenção é sempre o melhor caminho, por isso, guarde suas ferramentas adequadamente e evite contaminação de ferrugem nas peças. Caso ocorra o enferrujamento, aplique uma dessas receitas de como tirar ferrugem de ferramentas de um jeito prático e fácil.

O post Como tirar ferrugem de ferramentas? apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Como tirar ferrugem de ferramentas? Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s