Modelo de portão fechado: Veja algumas opções, tipos e dicas

O modelo de portão fechado é um dos mais importantes e interessantes que você pode ter na sua casa. Afinal, ele é seguro, traz uma estética elegante e deixa a fachada da casa moderna, já que existem vários modelos de portão fechado para você escolher e combinar.

Neste artigo do Tudo Construção, você vai entender alguns modelos diferentes que podem ser aproveitados na sua residência. Seja uma casa geminada ou não, esse tipo de portão pode ser instalado facilmente. Continue lendo para saber mais sobre o tema.

Modelo de portão fechado: Veja algumas opções

As melhores opções de portão fechado para a sua casa vão depender exclusivamente do tipo de projeto que você quer fazer. Afinal, existem portões mais simples e outros mais robustos e com materiais de altíssima qualidade. Inclusive, alguns modelos são até blindados para a segurança dos moradores. Abaixo, veja quatro modelos diferentes de portão fechado e como eles podem ser implementados na sua casa.

Manual

Modelo de portão fechado

O modelo de portão fechado manual é um dos mais interessantes para quem não quer investir muito no início. Afinal, basta instalar o portão na sua casa e pronto: ele já está pronto para usar.

No entanto, o portão fechado manual pode ser bem difícil de abrir, em alguns casos e modelos. Afinal, o portão pode ser pesado, especialmente se ele for feito com material blindado ou ultra resistente.

Mas é possível instalar um tipo de rolamento leve, que faz o portão abrir e fechar facilmente em qualquer circunstância de força. Afinal, a força vai estar na engrenagem, e não no braço de quem está fazendo o movimento.

Basculante

Modelo de portão fechado basculante

Já o portão basculante é ideal para quem não tem muito espaço em casa e precisa de um portão simples, mas que deve ser aberto para cima. Nesse caso, esse tipo de portão é ótimo para ambientes muito restritos, onde a única maneira de abri-lo é, justamente, empurrando para cima e abrindo de maneira basculante, pois não há espaço para um trilho.

Para abrir esse tipo de portão, o ideal é que se tenha um motorzinho. Com o motorzinho, será muito mais fácil e leve para levantar e abaixar o portão todas as vezes. Assim se evita fazer força no braço, o que muitas vezes pode ser doloroso.

Se você está com poucos recursos para investir em um portão basculante com motor, poderá deixá-lo manual no início. Depois, sim, poderá instalar o motor e deixá-lo automatizado.

Inclusive, veja alguns motores para portão eletrônico.

De abrir

Modelo de portão fechado de abrir

O modelo de portão fechado que tem uma divisória no meio, geralmente, é feito para espaços que tenham área útil atrás ou na frente. Esse tipo de portão costuma ser parecido com uma porteira, aquelas de fazenda, em que se tem a abertura dividindo as duas folhas ao meio.

Esse modelo de portão fechado também pode ser feito com ou sem motor. Vai depender do seu projeto e também dos seus recursos. Mas lembre-se que, para aplicar um motor nesse modelo, é preciso ter uma estrutura diferente, com uma corda amarrada no portão e na engrenagem do motor.

O modelo de portão fechado de abrir pode ter desenhos na sua parte da frente, garantindo o encaixe quando ele está fechado. Escolha um modelo que combine com a sua fachada de casa.

Automático

Modelo de portão fechado automático

E por fim, há também o modelo de portão fechado automático. Esse, na verdade, pode ser qualquer modelo citado acima, já que tudo o que você vai precisar fazer, é instalar um motorzinho que vai abri-lo e fechá-lo.

O portão automático é um ótimo recurso em muitas situações do dia a dia. Principalmente em dias de chuva, onde não há necessidade de sair do carro para abrir o portão.

Mas além disso, o portão automático também garante segurança, já que ele fica trancado e preso. O motor pode levar o portão pelos trilhos, pra frente e pra trás, ou também pra cima e pra baixo, no caso dos portões basculantes. Além disso, os portões de abrir, com duas lâminas, também podem receber um motorzinho.

Como escolher um portão de entrada?

Para escolher um portão de entrada, você precisa considerar alguns recursos técnicos dele. Por exemplo, com motor, sem motor, de trilho, basculante, entre outros detalhes. Tudo isso te ajuda a encontrar o portão certo para a necessidade da sua casa.

No entanto, você também tem que observar os detalhes, como a textura, o tamanho, a altura, a composição e a cor do portão. Afinal, cada tipo de portão é para um tipo de aplicação, sendo que alguns podem pegar chuva e outros não. O mais interessante é escolher um portão que atenda as necessidades da sua casa e também do espaço físico, já que nem todo terreno tem espaço para um trilho.

Quais os tipos de portão que existem?

Existem muitos tipos de portão, como: basculante, de trilho, de alumínio, de madeira, estilo porteira, de abrir, entre outros. Inclusive, há os modelos sob medida e feitos exclusivamente para a sua casa e tamanho de terreno.

Qual o padrão de portão de garagem?

Um portão de garagem é diferente de um portão de pátio. Afinal, trata-se de um portão feito exclusivamente para fechar a garagem, que geralmente vai ter 3,50m de largura, para uma entrada tranquila do veículo. Já o material, vai variar. Pode ser alumínio, pode ser madeira ou até ferro. Tudo vai depender do que você precisa.

Qual é o tipo de portão mais barato?

O portão de alumínio simples pode ter um custo reduzido. No entanto, portões de madeira feitos artesanalmente, também podem ter custos reduzidos. O portão de ferro também pode ser barato, mas precisará de um cuidado para não enferrujar, o que pode impactar no custo geral dele.

Qual o portão que não enferruja?

O portão de alumínio é uma ótima opção de portão que não enferruja. O portão de ferro, quando não cuidado, pode facilmente atrair muitos pontos de ferrugem e assim deixar a estética comprometida. Portões de madeira e de PVC também não enferrujam e são ótimas opções para quem deseja ter um portão que dure muito tempo e com uma estética interessante.

O post Modelo de portão fechado: Veja algumas opções, tipos e dicas apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Modelo de portão fechado: Veja algumas opções, tipos e dicas Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s