Manta para telhado: O que é? Para que serve?

A manta para telhado é uma ótima solução para investir na sua obra, trazendo benefícios que envolvem impermeabilização, resistência e melhoras na condição da sua estrutura de telhado. Entenda aqui o que é essa estrutura, para que serve e os tipos que existem.

Se incomodar com infiltrações e goteiras após a construção de uma cobertura de casa ou sala comercial é sinônimo de dor de cabeça. Muitas vezes, alguns processos durante a construção de um imóvel são essenciais para proteger e evitar manutenções frequentes. Por isso, em seu projeto de execução de obra, priorize a instalação de uma manta para telhado, evitando assim, gastos extras com manutenção.

manta para telhado

Manta para telhado – Entenda o que é

Para você que não sabe o que é uma manta para telhado, ela nada mais é do que uma prevenção para sua obra, principalmente contra goteiras, infiltrações e problemas com mudanças de temperatura. Seu efeito impermeabilizante impede que a água da chuva não ultrapasse sua laje, formando assim, uma camada protetora para o telhado.

Essa barreira física, além de bloquear a entrada de água pela chuva, decorrente de uma telha quebrada, por exemplo, também protege contra ruídos e ajuda a reduzir a temperatura. Neste sentido, saiba que é possível encontrar diversos tipos de mantas para telhado, algumas em formato de polímeros, alumínio e até líquido.

Tipos de manta para telhados

Se você pretende proteger a sua laje de infiltrações, alta temperatura e ruídos, encontre a melhor opção entre os tipos de mantas para telhados. Conheça cada uma delas abaixo.

Manta asfaltica para telhado

Um dos tipos de mantas para telhados é a manta asfáltica, indicada para usar em lajes, porém, não deve ser instalada diretamente no telhado devido ao peso do material. A manta asfáltica é produzida a partir de materiais como polímeros elásticos, poliéster e alumínio em sua composição.

Atualmente no mercado existem diversos tipos de mantas asfálticas, entre elas está a manta asfáltica aluminizada, com poliéster e polietileno. É recomendada devido a sua ação impermeabilizante bastante satisfatória e proteção contra os raios UV.

Manta impermeabilizante

Outra opção é a manta impermeabilizante, encontrada nas versões líquidas e de faixas aluminizadas. O produto pode ser aplicado diretamente na laje ou na estrutura do telhado, proporcionando um efeito impermeabilizante e por vezes até termoacústico. Aproveite as diferentes formas de comprar a manta impermeabilizante e adicione o material ao seu planejamento de obra.

manta para telhado

Tipo manta térmica

Mais uma solução para proporcionar longevidade para sua obra é o tipo de manta térmica, ajudando não só a prevenir as altas temperaturas, mas também as goteiras e infiltrações. Esse tipo de manta ajuda a prevenir o aquecimento da obra, diminuindo os gastos com ar condicionado e aquecedores de ambiente durante o inverno.

Contudo, a instalação da manta térmica é um pouco mais trabalhosa que a manta para telhado líquida, sendo aplicada suspensa à laje entre a estrutura de madeira e telhas.

Veja também o que é manta Térmica para Telhado, com ainda mais benefícios!

Manta líquida para telhado

Uma das mantas para telhados mais fáceis de aplicar é a manta líquida, produzida, em sua grande maioria, em resina acrílica e aditivos que formam uma camada elástica flexível e impermeabilizante. Este produto pode ser aplicado tanto nos telhados quanto na laje, uma aplicação semelhante a de uma pintura.

Em superfície com argamassa e concreto, a manta líquida se torna mais eficiente, formando uma película resistente contra água da chuva, consertando fissuras e trincas.

Subcobertura Foil

A subcobertura foil para telhados proporciona um ótimo conforto térmico e impermeabilizante. Isso acontece devido à manta aluminizada ser produzida com polietileno, adaptada a qualquer tipo de telha, até mesmo as telhas ecológicas.

Para instalar a subcobertura foil em seu telhado, será preciso fazê-la na etapa de madeiramento do telhado fixado entre as ripas e os caibros. Use esse tipo de manta para telhado em construções residenciais, comerciais e industriais, aumentando assim, a durabilidade da sua obra.

Veja também alguns tipos de coberturas para telhado.

manta para telhado

Para que serve a manta para telhado?

Após conhecer os diferentes tipos de mantas para telhados, saiba para que serve o produto, já que existem diferentes formas de aplicar e usar na sua obra.

Efeito impermeabilizante para telhado

Uma das maiores vantagens da manta para telhado é seu efeito impermeabilizante, tornando assim, uma camada protetora contra a penetração da água da chuva, infiltrações devido à rachadura de telhas e entre outros problemas.

Como vimos acima, existem vários tipos de mantas, algumas delas são específicas para aplicar na laje da cobertura e outras diretamente instaladas nas telhas ou estruturas suspensas.

Melhora o isolamento acústico e térmico

Dependendo do tipo de manta, além de aumentar a durabilidade através da impermeabilização, o produto também melhora o isolamento acústico e térmico. Algumas mantas são exclusivas para coberturas expostas a altas temperaturas, melhorando o clima interior do imóvel.

Em consequência disso, você terá um ambiente mais agradável em relação às temperaturas e ruídos vindos do exterior. Outra vantagem é a economia com ar condicionado no verão e aquecedores elétricos durante o inverno.

Resistência e evita gastos extras com manutenção

Além disso, outro ponto que garante mais vantagens para a manta para telhado é a sua resistência acerca das mudanças climáticas. Protegendo o telhado de vendavais, fortes chuvas e raios solares.

A consequência disso é a prevenção de gastos extras com manutenção, principalmente após a conclusão da obra. Ou seja, você garante uma impermeabilização extra da sua laje, protege contra os raios UV e acúmulo de poças de água que possam causar goteiras.

manta para telhado

Protege as estruturas da obra e sistema elétrico

Esse tipo de investimento também ajuda a proteger a estrutura, evitando manchas na pintura, apodrecimento de madeiras e demais desgastes. Além disso, uma infiltração também pode atingir o sistema elétrico, trazendo mais riscos para sua estrutura.

Com o acúmulo de água, também contribuem para problemas de saúde como os respiratórios, devido à proliferação de mofo que, consequentemente, resulta em mofo no local. Portanto, para proteger o seu imóvel, não deixe de investir em uma manta para telhado, seja líquida, faixas, aplicada na laje ou no próprio telhado.

O mais importante é escolher o melhor produto que compreende as suas necessidades, garantindo segurança, conforto e durabilidade para a sua obra.

O post Manta para telhado: O que é? Para que serve? apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Manta para telhado: O que é? Para que serve? Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s