Portão para cachorro: Como fazer e dicas

O portão para cachorro é ideal para bloquear a passagem para um cômodo ou até mesmo para rua, sendo um empecilho para o cachorro fujão. Com diferentes modelos no mercado, para economizar você mesmo pode fazer seu portão, basta seguir nossas dicas. Na internet é possível encontrar modelos prontos de portões, em variados materiais para delimitar o espaço para seu cão.

Alguns modelos são confeccionados com materiais resistentes como metal, para impedir que o cachorro roa ou quebre o portão com facilidade. No entanto, saiba que é possível fazer seu próprio portão para cachorro, com alguns materiais acessíveis como ripas de madeira ou PVC. Veja aqui os tutoriais disponíveis.

Portão para cachorro

Portão para cachorro – Descubra a melhor maneira de fazer

Para evitar o cãozinho dentro ou fora de casa, o portão para cachorro é uma excelente forma de limitar o espaço. Muitos cães gostam de fugir para a rua ou até mesmo, entrar em cômodos para bagunçar, deixando os tutores chateados. Por isso, colocar um portãozinho para impedir a entrada ou saída do cachorro é bem importante. A seguir, confira dois tutoriais para fazer o portão para cachorro de PVC e também usando madeira.

Veja também algumas ideias de modelos de canis pequenos para cachorros.

Como fazer portão de PVC para cachorro

Saiba que fazer portão de PVC para cachorro é uma das ideias mais acessíveis e econômicas, já que você não precisa de muitos materiais. Os canos de PVC também não estragam com facilidade, alguns tem uma ótima espessura, dificultando que o dog roa o material e consequentemente, danifique. A primeira etapa para fazer o portão para cachorro com cano de PVC é separar os materiais. Anote todos os itens da lista.

  • 4 canos de PVC (tamanho conforme a sua necessidade);
  • 4 conectores em “t”;
  • Abraçadeiras de nylon;
  • 2 hastes de tensão de 5 a 10 cm;
  • Malha de arame em aço maleável;
  • Cortador de fio ou metal;
  • Serra manual ou cortador de cano de PVC.

As quantidades de produtos, juntamente com as medidas podem variar. Neste caso a altura do portão é para um cachorro de porte médio. Uma dica para quem não quer usar o cano de PVC é apostar no varão de cortina, basta seguir as medidas e completar com os materiais da nossa lista. Agora que você já selecionou todos os materiais para fazer o portão, acompanhe o passo a passo prático de como fazer um portão para cachorro com canos de PVC.

Veja também algumas cores de Portão.

Portão para cachorro

Faça a estrutura com canos

O primeiro passo no tutorial é fazer a estrutura com os canos de PVC, para isso, será preciso medir o espaço onde será instalado o portão. A tarefa é cortar 2 canos com 10 cm a menos da metragem horizontal, mais 2 canos na vertical com aproximadamente 65 cm de comprimento. Use os conectores em “t” para juntar os canos de PVC em uma estrutura retangular, dando um formato ao portão de PVC.

Instale a grade de arame

Nessa etapa, você vai precisar instalar a grade de arame na estrutura de PVC, para isso use as abraçadeiras de nylon para prender a malha aramada. Instale as abraçadeiras a cada 10 cm de distância uma da outra, prendendo nas grades do arame de forma que ficam bem presas.

Coloque as hastes retráteis

A penúltima etapa é instalar as hastes retráteis no cano superior e inferior, para ficar rente a parede que sustentará a estrutura. Para finalizar, instale o portão para cachorro em PVC no local desejado, fazendo um teste para evitar o cachorro fujão.

Portão para cachorro

Portão para cachorro de madeira

Do mesmo modo que no portão de PVC, a dica é sempre medir o espaço adequado para instalação da estrutura. Em alguns casos, um portão com tranca pode ser mais adequado, principalmente, se você quiser liberar o acesso de vez em quando. Para esse tutorial, você vai precisar separar os materiais adequados. Confira a lista de itens que você irá precisar.

  • 4 ripas de madeira;
  • 2 dobradiças de porta;
  • 1 fechadura;
  • Serrote;
  • Pregos comuns;
  • Preços tipo “u”;
  • Martelo;
  • Grade de metal.

Ao invés de colocar a grade, você também poderá usar as ripas de madeira para impedir que o cachorro ultrapasse o portão. Uma ideia para gastar pouco é reutilizar uma grade de cama para fazer o portão para impedir que o doguinho ultrapasse. Sendo assim, com todos os materiais em mãos, siga nos próximos tópicos o passo a passo de como fazer um portão de madeira para cachorro.

Faça a estrutura de madeira

Para fazer a estrutura de madeira, meça o espaço onde será instalado o portão para o cachorro. Com o auxílio do serrote, corte a medida ideal para instalar o portão no local desejado, deixando sempre uma metragem menor para abrir e fechar o portão. Para juntar as partes, faça a marcação com prego nas ripas, pregando os pregos comuns em cada limite do sarrafo. Se preferir, nesta etapa você já pode pintar o portão, usando verniz ou uma cor de sua preferência. Priorize as tintas para madeira, ok?

Monte a grade de arame

Coloque a estrutura no chão para fazer a montagem da grade de arame, use os pregos do tipo “u” para prender as laterais da grade. Se você optou por usar as ripas de madeira para servir de grade, use os pregos comuns para minimizar as “gretas” entre a estrutura do portão. Essa parte é importante saber o tamanho do cachorro para não correr o risco dele escapar entre as brechas do portão.

Portão para cachorro

Faça os acabamentos no portão

Nessa etapa é importante fazer os acabamentos no portão, como por exemplo, instalar as dobradiças e fechadura. Use os parafusos do kit de dobradiça para instalar o acessório na base vertical do portão, do mesmo modo instale a fechadura do outro lado. Para finalizar instale a outra base da dobradiça na estrutura de concreto ou madeira, onde o portão para cachorro será instalado.

Ao final, termine de instalar o portão com a fechadura adequada para permitir e bloquear o acesso quando necessário. Essas foram as duas dicas para fazer um portão para cachorro simples, podendo assim, ser adaptado conforme os materiais que você tem em casa.  Aproveita e compartilha esse artigo com aquele amigo que precisa saber dessa dica!

O post Portão para cachorro: Como fazer e dicas apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Portão para cachorro: Como fazer e dicas Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s