Painel ripado para TV – Tipos, vantagens e preços

O painel ripado para TV é uma opção para usar em qualquer tipo de espaço, inclusive, pode ser colocado no quarto como suporte para televisão. Veja aqui os tipos de painéis ripados, as vantagens do modelo e preços do painel pronto e sob medida.

A tendência na decoração é investir em móveis aconchegantes, charmosos e com um bom desempenho para todo tipo de decoração. Por isso, os painéis ripados estão em alta, devido à sua praticidade em combinações, resistência e demais vantagens para seu espaço.

É um móvel para comprar pronto ou mandar fazer. No entanto, saiba que você mesmo pode fazer seu painel ripado para TV comprando os materiais corretos. Entenda aqui como fazer!

painel ripado para tv

Painel ripado para TV – Entenda o que é

Antes de conhecer os tipos e vantagens do painel ripado para TV, vamos entender do que se trata esse móvel tão usado na decoração de ambientes. Esse estilo de móvel é bastante comum na decoração, podendo servir também como revestimento, principalmente em materiais como a madeira. De modo geral, ele é encontrado em formato de ripas de madeira, quando instaladas formam uma espécie de painel revestindo móveis, tetos e a parede do ambiente.  Além disso, ele também pode ser usado como detalhe de um painel liso de madeira, servindo como acabamento para portas e gavetas.

Veja também como fazer decoração sala Tumblr para combinar com o painel ripado.

Tipos de painéis ripados para TV

Existem vários tipos de painéis ripados para TV, mas o mais popular é o painel ripado de madeira para TV. O primeiro passo é escolher o tipo de madeira que será usada, podendo investir em uma madeira mais sofisticada como a cumaru e peroba ou opções mais baratas como o painel ripado de MDF ou poliestireno. Esses modelos de painel ripado mais barato podem ser encontrados em tons de madeira ou na cor branca para combinar com o projeto de decoração.

Saiba que o tipo de madeira conta bastante no valor do orçamento, por isso, é importante escolher o tipo de material. No entanto, é possível também comprar o painel de madeira ripado para TV pronto, disponível em lojas para apenas instalar na parede. Sendo assim, encontre modelos de painel ripado em madeira claras, escuras e disponíveis para pintar.

painel ripado para tv

Vantagens de ter um painel ripado para a TV

Para sala, escritório ou quarto, conheça as vantagens de ter um painel ripado para TV no seu cômodo.

Versátil para sua decoração

Uma das principais vantagens do painel ripado para TV é a sua versatilidade para a decoração de interiores. Isto é, o modelo de ripado combina com salas de TV de vários estilos, sendo elas rústicas, modernas ou clássicas. Saiba que o modelo ripado permite a colocação de fitas de LED para deixar o ambiente mais aconchegante e iluminado.

No quarto, o painel ripado de madeira ajuda a otimizar o espaço, principalmente quando adicionado na parede para suporte da TV. Já nas salas de reunião, o painel ripado em madeira permite a organização do espaço colocando a televisão e escondendo os fios de outros eletrônicos no espaço.

Veja também como organizar quarto de casal pequeno.

painel ripado para tv

Fácil manutenção e limpeza

Mais uma vantagem do painel é a sua fácil manutenção e limpeza, ideal se você escolher o modelo de painel de madeira ripado para TV. Como vimos acima, existem modelos de madeiras mais resistentes que outras, por isso, é importante saber escolher o melhor para o seu projeto. As ripas de madeira mais sofisticadas são as mais resistentes, porém, a ripa de poliestireno também cumpre um bom desempenho.

É importante saber qual o material usado no painel para realização da manutenção e limpeza, alguns produtos podem danificar o material. Os painéis de madeira em poliestireno, por exemplo, são produzidos com matéria-prima plástica, por isso, um pano com água e sabão já é o suficiente para a limpeza. Já os painéis de madeira natural, nesses você não pode usar qualquer produto, aliás, alguns podem danificar a peça e deixá-la mais fosca.

Possui isolamento acústico e térmico 

Esse estilo de painel é produzido à base de ripas de madeira, tá aí a origem do nome “painel ripado”. Quando instalados na parede, são ótimos para isolamento acústico e térmico, formando uma camada de material resistente com um ótimo acabamento para seu ambiente. Por causa da madeira e a instalação “estreita” da madeira, o painel forma um isolante acústico para os demais cômodos, ideal para ser usado em ambientes que precisam de mais privacidade.

painel ripado para tv

Opção de painel para “faça você mesmo”

Se você gosta de uma decoração mais sustentável, saiba que o painel ripado para TV é uma ótima opção de móvel para “faça você mesmo”. O primeiro passo é escolher o tipo de material para o painel, apostando em ripas de madeira natural como peroba, cumuaru e imbuia ou modelos mais econômicos como o ripado de poliestireno e MDF. Também dá para fazer um painel ripado de madeira para TV com MDF e EVA, opções mais em conta para seu projeto artesanal.

Você pode pegar um painel de base pronto e adicionar as ripas de madeira ou então, instalar as ripas diretamente na parede. Nesses dois casos é preciso medir bem o espaço, cortar as ripas do tamanho indicado, usar um adesivo próprio para madeira e parafusos para fazer a instalação do painel. Considere também que o painel precisa suportar a TV, por isso, é importante adicionar um suporte para a televisão, a ser instalada de forma segura.

Para finalizar, você pode tanto pintar quanto passar apenas um verniz no painel ripado para TV, fica a seu critério.

Quanto custa um painel ripado para TV?

Para saber quanto custa um painel ripado para TV é preciso considerar o tipo de material, tamanho e instalação. Conforme nos tópicos acima, esse modelo ripado pode ser comprado desmontado com as ripas de madeiras prontas ou na loja, com o painel já instalado. O que conta na verdade, é o material usado na instalação, sendo os modelos de painel de madeira natural os mais caros.

Algumas lojas especializadas em painéis ripados de madeira oferecem modelos de diferentes espessuras e desenhos, podendo variar de 300 a 500 reais a peça. Já o modelo de painel ripado de poliestireno, este pode custar a partir de 150 reais o metro do material.

Você também poderá comprar a ripa por unidade, encontrada em lojas de construção, decoração e artefatos de madeira. Contudo, na hora de construir um painel ripado para TV considere os pontos como tipo de material, espessura, modelo e demais detalhes que influenciam no orçamento.

O post Painel ripado para TV – Tipos, vantagens e preços apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Painel ripado para TV – Tipos, vantagens e preços Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s