Financiamento Imobiliário Itaú – Como funciona? Passo a passo

O financiamento imobiliário Itaú é uma oportunidade para você garantir seu imóvel. Para saber se este financiamento é ideal para seu perfil, confira como funciona e tudo que você precisa saber antes de contratar o crédito no Banco Itaú.

Se você sonha com uma casa própria, apostar no financiamento pode ser uma ótima alternativa para conseguir pagar pelo imóvel em parcelas acessíveis que cabem no seu bolso. Antes de contratar o crédito, é necessário que você pesquise sobre as taxas de juros e exigências do financiamento imobiliário Itaú para contratação. 

logo itau

Financiamento imobiliário Itaú – Entenda como funciona

Muitos bancos privados oferecem crédito para obter a casa própria, sendo assim, o financiamento imobiliário Itaú não seria diferente. O Banco Itaú oferece opções de financiamento para casa e apartamento com taxa fixa e taxa referencial. A ideia é que o contratante do financiamento financie até 90% do imóvel de forma integral e com um prazo de pagamento da dívida de até 30 anos.

Ou seja, no financiamento imobiliário do Banco Itaú você tem duas opções de crédito para adquirir o imóvel:

  • Crédito imobiliário com taxa pré-fixada de 6,9% ao ano + taxa referencial;
  • Crédito imobiliário com juros na poupança pós-fixadas referente ao rendimento poupança + taxa referencial + 10,16% ao ano.

Contudo, a taxa de financiamento liberada irá depender da análise do perfil do comprador, mas sempre visando as duas opções de taxas de financiamento acima. Mas afinal, como solicitar crédito imobiliário no Banco Itaú? Você precisa, antes de tudo, ser correntista do Banco, abrir uma conta no Itaú antes de fazer a solicitação do financiamento.

financiamento imobiliário itaú

Etapas do financiamento imobiliário Itaú

  1. Tenha uma conta no Banco Itaú;
  2. Realize a solicitação de financiamento imobiliário na agência Itaú ou atendimento online do banco através do simulador de financiamento imobiliário Itaú;
  3. Preencha sua solicitação e envie a proposta para análise de perfil (Para financiamentos até 1 milhão, a resposta à solicitação pode levar até 1 hora)
  4. Com a aprovação do financiamento, será preciso enviar toda a documentação necessária, podendo ser acompanhada todas as etapas pela internet banking do Itaú;
  5. Após a análise da documentação pessoal do comprador e documentos do imóvel, o Itaú disponibiliza o contrato do financiamento para ser assinado e registrado em cartório;
  6. Em até 3 dias após o registro do contrato no cartório, o crédito estará liberado em sua conta.

Saiba que a avaliação do imóvel para compra não deve ultrapassar R$ 1,5 milhões, bem como, também deve respeitar algumas regras do financiamento.

Tipos de amortização 

A amortização é uma taxa que compreende a percentagem líquida do capital oferecido pelo banco, incluindo os juros, impostos, comissões do banco e seguros do financiamento. No caso do financiamento imobiliário Itaú, o banco oferece dois modos de sistema de amortização, o SAC (Sistema Amortização Constante) e o Sistema de Amortização Misto.

O Sistema Amortização Constante conta com um tipo de parcela que começa com um valor maior e vai diminuindo ao longo dos pagamentos das prestações. Já o Sistema de Amortização Misto, também começa com um valor de parcela maior e no 37º mês de pagamento as prestações do financiamento começam a diminuir.

Esses dois modos de amortização de financiamento imobiliário ganham influência dos juros atualizados sobre o valor da dívida, atualização do contrato e valor do seguro.

financiamento imobiliário itaú

Posso usar o FGTS no financiamento?

Além de opções de taxas de amortização, saiba que é possível usar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para amortizar o financiamento imobiliário Itaú. Este recurso pode ser usado parcialmente ou integralmente para abater na amortização das parcelas do financiamento. Contudo, para utilizar o recurso é preciso atender às seguintes regras:

  • Ter carteira assinada com no mínimo 3 anos;
  • Não possui nenhum financiamento no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em seu nome;
  • O imóvel financiado deve estar no nome dos titulares, assim como a conta do FGTS;
  • Pagamento das parcelas do financiamento precisam estar em dia.

O uso do FGTS para pagamento do financiamento imobiliário precisa ter um intervalo de 1 ano para pagamento das parcelas e 2 anos para a amortização e liquidação da dívida.

O que precisa para financiar uma casa no Itaú?

Se a sua dúvida é sobre o que precisa para financiar uma casa no Itaú, saiba que o primeiro passo é abrir uma conta no banco. O financiamento ocorre através do Sistema Financeiro de Habitação, por isso, além de possuir conta no banco é preciso ser maior de 18 anos ou emancipado legalmente, brasileiro naturalizado ou com visto no país. É preciso ter condições comprovadas para pagar e quitar o financiamento, bem como, não possuir nenhuma restrição em seu CPF.

Uma dica para contratar o financiamento é que as parcelas não ultrapassem 30% da renda e o valor do imóvel avaliado em até R$ 1,5 milhões. Atendendo aos requisitos, o titular precisa realizar uma simulação de empréstimo pela internet ou na agência do banco.

Depois disso, esperar a pré-aprovação e seguir com as etapas de exigência do financiamento como o preenchimento de formulário, envio de documentação e registro do contrato de financiamento após avaliação do imóvel. Confira a seguir, a lista de documentos para o financiamento imobiliário Itaú:

  • Documentos pessoais (RG, CPF);
  • Comprovação de estado civil:
  • Extrato do FGTS e autorização para movimentação da conta vinculada;
  • Declaração do Imposto de Renda (Inclusive do cônjuge para os casados e união estável);
  • IPTU do imóvel;
  • Matrícula atualizada do imóvel escolhido (válido 30 dias).

Caso você ainda não seja um correntista do banco Itaú, saiba que poderá solicitar o empréstimo levando os documentos acima, comprovante de residência e  de renda dos últimos 60 dias. Com a aprovação do financiamento e liberação do dinheiro para a compra do imóvel, as parcelas serão debitadas automaticamente da conta do correntista.

financiamento imobiliário itaú

Quanto tempo demora para financiar um imóvel pelo Banco Itaú?

Muita gente que opta por financiamento tem dúvidas de quanto tempo demora para financiar um imóvel pelo Banco Itaú. Esse tipo de financiamento imobiliário Itaú é bastante rápido, no máximo 5 dias úteis o vendedor já estará com o dinheiro em conta. Saiba que o prazo do financiamento imobiliário Itaú só será possível após a entrega do contrato de financiamento assinado e registrado em cartório juntamente com a matrícula atualizada do imóvel.

O post Financiamento Imobiliário Itaú – Como funciona? Passo a passo apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Financiamento Imobiliário Itaú – Como funciona? Passo a passo Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s