Tipos de colchão: quais são os principais? Descubra o modelo ideal para você

Considerando que passamos um terço do dia dormindo, a escolha dos tipos de colchão que teremos em casa deve ser certeira. O mercado está crescendo cada vez, e muitas marcas e modelos estão sendo disponibilizados. Por isso, é bom fazer comparações para avaliar qual colchão é o mais ideal para você. 

Independentemente da estrutura interna, o que mais importa ao decidir qual colchão é o melhor para o seu sono é a superfície. Afinal, é nela que você deitará e que sentirá se ele é adequado ou não. É importante avaliar se ele proporciona sustentação para o corpo e mantém os ossos e os músculos alinhados.

Quais são os principais tipos de colchão?

Está em dúvida sobre qual o colchão ideal para a coluna? O ZAP Imóveis separou os principais tipos de colchão para você avaliar quais atendem melhor às suas necessidades. O seu sono é precioso, logo analise cada um dos modelos com bastante atenção.

Colchão de espuma

O colchão de espuma é reconhecido pelo  Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Ele não possui estrutura metálica ou de madeira, sendo totalmente preenchido por espumas e fibras. A qualidade é inquestionável, ainda mais para quem procura por um colchão que oferece firmeza ao corpo. 

A densidade do colchão é a relação de quantidade de espuma. “Ela é relacionada ao perfil do consumidor, já que está diretamente ligada à distribuição do peso. Uma pessoa mais pesada precisa de maior densidade, por exemplo”, detalha a arquiteta Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura.

Colchão de mola

O colchão de molas é mais voltado para quem busca por maciez, porque as molas são especializadas na resistência e sustentação dos corpos, desenvolvendo o movimento de acordo com a pressão. É um colchão que abraça a quem o usa, fazendo-o se sentir o mais confortável possível. 

Esse colchão é a opção ideal para casais. Devido à presença de molas escadas em alguns modelos, o movimento que um parceiro fizer no colchão não afetará o outro, o que é um excelente benefício para quem tem o sono mais leve. As molas afundam durante o uso e depois voltam para a posição original.

Imagem de uma mão em cima de um colchão

Colchão de látex

O colchão de látex é uma excelente recomendação para quem possui alergia, já que ele é produzido com materiais 100% naturais e hipoalergênicos. A qualidade do sono proporcionada por ele é inigualável, porque circula ar pelo colchão, evitando o acúmulo de poeira no seu interior.

Além disso, esse é um dos melhores tipos de colchão para quem gosta de um item que se adapte ao corpo. A espuma de látex é a principal responsável por tal benefício. Ele também é um regulador de temperatura, resfriando durante os dias mais quentes e esquentando durante os dias mais frios. Bom demais, não é? 

Colchão de viscoelástico

O colchão de viscoelástico chegou ao mercado discretamente, mas já ganhou diversos consumidores apaixonados. Ele é produzido por uma espuma de poliuretano desenvolvida pela NASA. A espuma é usada desde 1966 para confeccionar as roupas dos astronautas e dos bancos das aeronaves.

Deu para perceber que vem coisa boa por aí, certo? O colchão de viscoelástico é responsável por aliviar a pressão dos ombros durante o sono, assim como a dos quadris e joelhos. Todos esses benefícios estão no conjunto de um produto macio e que proporciona uma excelente noite de sono. 

Colchão para solteiros vs. colchão para casais: qual é o melhor?

O principal ponto ao qual se atentar ao escolher os tipos de colchão ideais para solteiros ou para casais é a densidade. Em relação aos solteiros, por exemplo, deve-se observar a relação peso do usuário; é preciso compará-lo com a densidade indicada pelo fabricante. 

“Já para o colchão de casal, é preciso calcular a altura média do casal e o peso de quem tem maior massa corporal. Para descobrir a altura média, é só somar as duas medidas e dividir por dois. Depois, é hora de procurar na tabela de biótipos do colchão qual a densidade é a mais indicada”, afirma Paula Passos. 

Blog do ZAP Imóveis: dicas para deixar a sua casa ainda mais confortável

Gostou de conhecer mais sobre os principais tipos de colchão disponíveis no mercado? O blog do ZAP Imóveis possui mais artigos exclusivos que ajudarão a deixar a sua casa ainda mais confortável. Há dicas de decoração, estilo de vida e organização, assim como dicas de reforma e construção. 

O site do ZAP Imóveis também disponibiliza um espaço reservado para você encontrar o lar dos seus sonhos. Utilizando os nossos filtros, é possível achar o imóvel ideal para aluguel/venda de acordo com faixa de preço, metro quadrado, área de lazer, número de quartos, banheiros e vagas de garagem.

O post Tipos de colchão: quais são os principais? Descubra o modelo ideal para você apareceu primeiro em Blog do Zap.

Tipos de colchão: quais são os principais? Descubra o modelo ideal para você Publicado primeiro em https://revista.zapimoveis.com.br/feed/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s