Flor Lilás – Nomes, tipos e seus significados

A flor lilás possui muitas espécies e promovem significados incríveis que enaltecem sua beleza. Para saber mais sobre os nomes e significados, não deixe de continuar a leitura do artigo de hoje. As flores têm poderes de transformar os ambientes através das suas cores, perfumes e significados que causam sensações de bem-estar nas pessoas.

Não é à toa que elas são bastante usadas em decoração de casas, espaços públicos e ambientes comerciais. Hoje podemos notar o quanto as plantas têm um poder de transformar os interiores, agregando estilo e vida para as residências. As suculentas e cactos, por exemplo, tendem a enriquecer o espaço, apostando em cores mais verdes e vivas que trazem uma sensação de purificação e alegria. No caso da flor lilás, por sua vez, esta possui significados que envolvem a paz de espírito e demais outras questões relacionadas ao bem-estar do ser humano.

Flor lilás – Confira onde usar sua beleza

Quando falamos em beleza, a flor lilás não passa longe entre as cores mais usadas na decoração de interiores. Essa cor de flor é indicada por especialistas para compor decorações no estilo rústico, campestre, vintage, retrô e até na decoração mais clean. É uma tonalidade que fica entre o azul e o verde, sendo bastante usada em paletas de cores de casamento ao ar livre, decoração de interiores e bodas de casamento. Além de compor uma decoração de ambientes, o lilás também é uma das cores do inverno no mundo da moda e todos os anos são destacadas tonalidades que vem dessa cor padrão tão incrível.

Portanto, se você quer usar essa cor incrível na sua decoração, aposte na flor lilás, um tom que traz boas energias e pode ser encontrado em diversas espécies de plantas.

Nomes e tipos de flores lilás

Para decorar um espaço ou presentear uma pessoa, existe uma lista de nomes e tipos de flores lilás para você se basear. Como já citamos acima, essa é uma cor que transmite boas vibrações, tranquilidade e demais outros significados incríveis. A natureza é verdadeiramente mágica, com ela, podemos contar com muitas espécies de plantas, a qual iremos falar nos próximos tópicos.

Centáurea

centáurea

Uma das espécies de flor lilás mais antigas é a Centáurea, originária da Ásia e Europa, que também pode ser encontrada em relatos do povo egípcio, segundo historiadores. Suas principais características são suas pétalas finas e pequenas, com caules ramificadas e poucas folhas. Ideais para formar ramalhetes de flores campestres, a Centáurea também combina com lindos arranjos e estampas em quadro para os ambientes.

Saiba que a Marianinha ou Escovinha como também é conhecida é uma planta comestível, podendo ser cozinhada e consumida crua. Quando presentada, a flor lilás Centáurea transmite sentimentos singelos de carinho e é indicada para pessoas sensíveis e românticas.

Veja também como cuidar da Flor Hibisco.

Delfim

Delfim

A planta Delfim possui pétalas pequenas com tons escuros e claros puxados para a cor lilás. Seus talos são bastante finos e crescem no sentido vertical, ideais para plantar em canteiros ou vasos grandes. Seu nome científico é Crisântemo Bola, pode ser conhecida popularmente pelos nomes de erva-piolha ou estafiságria. Antigamente era usada para tratar piolhos e no tingimento dos tecidos. Não deve ser consumida, pois tem propriedades venenosas para o organismo. Por causa de suas características, a flor Delfim é considerada uma planta delicada e seu formato de pétala é semelhante a um golfinho, que também é um símbolo de espiritualidade.

Escabiosa ou flor-de-viúva

flor de viúva

A escabiosa ou flor-de-viúva é uma raridade entre as flores lilás, sendo esta uma espécie que cresce naturalmente e consequentemente uma queridinha entre os estudiosos na área de botânica. Por causa do seu crescimento solo, uma em cada caule, ela é chamada de flor-de-viúva, mas que não deixa a desejar quando o assunto é embelezar os ambientes. Sendo assim, a escabiosa é indicada para compor arranjos de flores, buquê de noivas e lindos jardins de casas.

Flor lilás íris

íris lilás

A flor lilás íris é conhecida por sua resistência e beleza, suas pétalas de tamanho médio recebem colorações em lilás e amarelo. Devido à sua resistência, a flor lilás íris é bastante usada em decorações de casamento, pois tendem a durar mais tempo quando colocadas em vasos com água. Uma curiosidade relacionada a flor íris que é ela representa uma simbologia de vida, suas três pétalas, segundo os antigos faraós indicam fé, coragem e sabedoria.

Jacinto

jacinto

Uma das flores lilás mais perfumadas é a Jacinto, uma planta originária do mediterrâneo e da África. Seu formato de sino esbanja beleza, principalmente decorando ambientes, arranjos de casamento e buquês de noiva. Presente no mundo todo, a flor Jacinto gosta de locais mais frescos e possui um significado incrível, de “coração alegre”.

Flor lilás lisianto

lisianto

Assim como a flor-de-viúva, a flor lilás lisianto também cresce uma a uma em seus galhos, sendo esta uma opção belíssima para usar em ambientes. Encontrada em diversas cores, o lisianto lilás é ideal para decorar casamentos, está ligada ao romantismo, sofisticação e elegância indicadas para este tipo de festa. Como flor de corte, a flor lilás lisianto pode ser usada no buquê da noiva, arranjo de mesas e demais detalhes do casamento.

Rosa lilás

rosa lilás

Criada em laboratório, a rosa lilás é uma das opções mais bonitas nesta coloração de flor. E não era para menos, pois as rosas são as preferidas no cultivo e nas decorações. Com um aspecto mais rústico e retrô, as rosas lilases são indicadas para decoração com madeira, objetos antigos e móveis mais clássicos. Nos casamentos ao ar livre, por exemplo, a rosa lilás tende a ser uma das preferidas, inclusive estão presentes no buquê da noiva. Neste sentido, aposte na versão lilás de rosa em seus diversos tamanhos, com formatos abertos e fechados conforme sua preferência. Para te convencer dessa linda escolha de flor lilás, saiba que o seu significado está ligado à alegria, mistério e satisfação.

Significado de flor lilás

De modo geral, as flores possuem diversas simbologias que remetem à sentimentos, emoções e desejos para a vida. O significado de flor lilás não poderia passar longe disso, elas estão relacionadas a espiritualidade, purificação, devoção, piedade, sinceridade e transformação.

O post Flor Lilás – Nomes, tipos e seus significados apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Flor Lilás – Nomes, tipos e seus significados Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s