Aluguel de imóvel: o que é fiador de aluguel?

Quando alugamos um imóvel, o proprietário precisa de uma garantia financeira referente ao valor do aluguel. Existem diferentes maneiras de fazer isso, e uma das práticas mais famosas envolve uma terceira pessoa, isto é, o fiador. Você sabe o que é fiador de aluguel e como esse método funciona?

Se você deseja alugar um imóvel, mas está em dúvida se o fiador de aluguel é uma boa maneira de fazê-lo, o ZAP Imóveis ajuda! Confira as principais informações sobre o assunto, além de outras dicas importantes, e conheça as vantagens de contar com um fiador.

O que é fiador de aluguel?

Basicamente, o fiador é uma pessoa que se torna responsável pelos débitos com os quais o inquilino, por alguma razão, não conseguiu arcar. Isto é, em uma possível situação de inadimplência, o fiador terá que cumprir os termos do contrato.

Não há custos extras para essa prática. Entretanto, o fiador precisa ter uma propriedade quitada em seu nome sem pendências. Essa propriedade será a garantia do proprietário em último recurso, caso o próprio fiador não cumpra a responsabilidade de quitar as dívidas do locatário.

Não existem restrições quanto a quem pode ser fiador de um imóvel, mas é altamente recomendável que seja uma pessoa de confiança, como um familiar ou amigo. Afinal, ele é quem será acionado caso seja necessário e tomará riscos e responsabilidades.

Além disso, a Lei do Inquilinato permite que o fiador rescinda o contrato quando desejar. É preciso, também, que o locador, locatário e o fiador assinem o acordo e que, claro, todos leiam com atenção as cláusulas e as regras do contrato.

Tipos de fiador

Há dois tipos de fiador: solidário e subsidiário. O primeiro é quem se torna responsável pelas dívidas assim que elas ocorrem, já o segundo tem o direito de exigir que o inquilino tenha seus bens penhorados primeiro.

Em ambos os casos, o fiador pode ser uma pessoa física ou jurídica, mas é preciso ter uma renda líquida superior a três vezes o valor do aluguel junto aos encargos (como condomínio e IPTU). Se a pessoa física for casada, é preciso que seu cônjuge dê a permissão, também em contrato, para que ela assuma o papel de fiador. 

No caso de uma pessoa jurídica, o contrato social da empresa é quem deve dar a permissão para que ela seja fiadora de aluguel, e apenas o responsável pela empresa pode assinar o acordo de locação.

Imagem de uma pessoa olhando um contrato de aluguel

O que o fiador precisa fazer?

Sabendo o que é fiador de aluguel, é preciso saber também o que o indivíduo ou a empresa deve apresentar para o acordo com a imobiliária e/ou proprietário. No geral, tratando-se de pessoa física, são requeridos RG, CPF, comprovante de renda, comprovante de residência e declaração do Imposto de Renda.

Já no caso da empresa, os documentos necessários são CNPJ e Inscrição Estadual, contrato social, RG, CPF e comprovante de endereço dos sócios da empresa, dois últimos balancetes e última declaração do Imposto de Renda. A imobiliária pode pedir, tanto da pessoa física quanto da jurídica, outras declarações.

Quais são as vantagens de usar um fiador?

Para o inquilino e o próprio fiador, uma das vantagens é não precisar arcar com o valor de três meses de aluguel antecipadamente. Ainda que esse dinheiro seja restituído no final do contrato, nem sempre é uma opção que cabe no orçamento do inquilino.

As vantagens para o locador são a garantia inicial (fiador) e a final (bens do locatário e/ou fiador). Além disso, é seguro ter uma outra pessoa de segurança caso o valor da dívida ultrapasse três meses de aluguel.

É obrigatório ter um fiador?

Agora que você já sabe o que é fiador de aluguel, pode pedir para alguém de sua confiança para assumir o papel, certo? Lembre-se de que a quantidade de fiadores e os requisitos básicos podem variar de acordo com a imobiliária e/ou o proprietário. Portanto, leia bem todas as informações!

Contudo, se você busca outras opções, também é possível realizar o contrato de aluguel sem fiador. Como falamos no início do artigo, existem diferentes maneiras de fazer o acordo, e o fiador é apenas uma delas. 

Um outro método muito famoso é o cheque ou o depósito caução: o próprio inquilino deve depositar o valor referente a três meses de aluguel, o que servirá como uma espécie de “poupança” ao proprietário.

No final do contrato, o dinheiro volta para o inquilino com correção monetária e juros. Caso você esteja se mudando com amigos ou família, é possível dividir essa quantia na hora do depósito. Todavia, se um indivíduo sair, a quantia exata volta para a pessoa, e o restante deve completar o valor. 

Encontre ou anuncie seu imóvel no ZAP Imóveis!

No ZAP Imóveis, você encontra outras informações sobre os demais métodos de contratação de aluguel. Ademais, claro, você também pode explorar opções de casas, apartamentos, kitnets, estabelecimentos comerciais e outros imóveis para encontrar o que deseja!

Se você é um proprietário e está pensando em alugar o seu imóvel, o ZAP é o perfeito para anunciá-lo! São milhares de pessoas que buscam, cotidianamente, um novo espaço para morar ou abrir um negócio. Conheça o ZAP Imóveis agora mesmo!

O post Aluguel de imóvel: o que é fiador de aluguel? apareceu primeiro em Blog do Zap.

Aluguel de imóvel: o que é fiador de aluguel? Publicado primeiro em https://revista.zapimoveis.com.br/feed/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s