Aluguel direto com proprietário vale a pena? O ZAP Imóveis conta!

Alugar um imóvel é um processo que exige muito cuidado e atenção a todos os detalhes do contrato. Afinal, trata-se de algo sério, que pode trazer consequências jurídicas e financeiras para as duas partes envolvidas – locador e locatário. Em meio a tantas decisões, uma é crucial: vale a pena o aluguel direto com proprietário?

Em busca de economizar ou finalizar um contrato de locação de forma mais rápida, é normal que muita gente dê preferência à locação de imóveis direto com proprietário. No entanto, essa escolha exige cuidado dobrado para não cair em golpes nem ter prejuízos futuros! 

Vantagens de alugar direto com proprietário

Por isso, abaixo, o ZAP Imóveis lista algumas vantagens e as principais desvantagens do aluguel direto com proprietário. Assim, sua decisão se torna muito mais consciente, livre de riscos e qualquer dor de cabeça. Confira!

Custo menor e velocidade

Em primeiro lugar, citamos aquilo que atrai muita gente para essa modalidade de locação: o custo menor do aluguel, já que, sem arcar com custos de imobiliária, o dono do imóvel pode cobrar um valor menor do inquilino. Além disso, o processo pode caminhar mais rapidamente, sem os processos comuns das imobiliárias.

Proximidade e flexibilidade na negociação

Quando alguém negocia o aluguel direto com proprietário, surge uma maior proximidade entre as partes, o que facilita uma relação de confiança e a possibilidade de negociação dos termos do contrato. Datas de vencimento do aluguel, possíveis descontos e taxas extras são alguns dos pontos que ficam mais simples de conversar. 

Desvantagens de alugar diretamente com proprietário

Imagem de aluguel direto com proprietário

Agora que você já conhece alguns dos pontos positivos sobre o aluguel direto com proprietário, o ZAP Imóveis também mostra quais são as principais desvantagens dessa prática. 

Falta de respaldo profissional

Como já adiantamos, aluguel de imóvel é coisa séria. Por isso, contar com o apoio de profissionais de uma imobiliária pode ser fundamental para evitar qualquer problema durante a elaboração do contrato de locação

Além disso, quem trabalha em imobiliária está mais que acostumado a precificar imóveis para locação de forma coerente. Afinal, trata-se de uma atividade que considera diversos fatores, como localização, preço do m² e condições do imóvel. Essa garantia de preço justo nem sempre está no aluguel direto com proprietário.

Insegurança contratual

Um contrato de locação de imóvel traz consigo diversos detalhes, como valores do aluguel, IPTU e condomínio, reajustes, duração da locação e multas por rescisão, direitos e obrigações de cada parte, e mais. Elaborar e assinar um documento desse tipo, sem supervisão de um profissional, é um perigo para locador e inquilino. 

Outra questão que a assessoria imobiliária apoia tem relação com a origem do imóvel. Ao disponibilizá-lo para locação, a empresa se responsabiliza por checar se tudo está em dia na justiça, sem irregularidades na documentação, evitando problemas futuros ao locatário.

Garantias locatícias restritas

Sempre presente nos contratos de locação, outro fator importante é a garantia locatícia. Antigamente, as mais comuns eram sempre o uso de fiador ou o depósito-caução – devolvido após o fim do contrato. Ao fechar um aluguel direto com proprietário, é provável que suas únicas opções continuem sendo essas.

No entanto, já existem outros tipos de garantias locatícias praticadas pelas imobiliárias hoje, como o seguro-fiança e o título de capitalização. Para quem não possui fiador ou não consegue arcar com o alto valor do depósito-caução, essas são ótimas opções para o fechamento do contrato. 

Cuidados necessários ao alugar diretamente com proprietário

Se você está procurando casa ou apartamento e pretende optar por uma locação sem intermédio de imobiliária, é importante tomar alguns cuidados, além de estar atento a todas as vantagens e desvantagens que citamos anteriormente. 

O primeiro deles é: atente-se para realizar a vistoria de imóvel antes de se mudar. Ela permite que o locatário comprove a situação em que encontrou o imóvel no início da locação, atestando como ele deve ser entregue quando o contrato encerrar. 

Esse processo costuma ser realizado por profissional. Já no caso de locação direto com proprietário, sempre opte por participar dela junto ao proprietário. Assim, ambos podem fazer considerações no contrato de locação, sem haver surpresas desagradáveis no momento de sair do imóvel. 

Outro cuidado necessário tem relação com possíveis reparos e ações de manutenção no imóvel. Segundo a lei, tudo isso é dever do proprietário, então atente-se para essa informação ficar clara no contrato – fazendo referência, inclusive, a reembolsos em caso de gastos do locatário com reparos emergenciais.

Aluguel é no ZAP Imóveis!

No ZAP Imóveis, você encontra o imóvel ideal para locação, sem estresse nem burocracia. Com nossa plataforma, sua pesquisa fica rápida e corresponde àquilo que sua família realmente precisa, sem perder tempo com o que não interessa. Visite nosso site e veja como podemos ajudar na sua mudança de vida.

O post Aluguel direto com proprietário vale a pena? O ZAP Imóveis conta! apareceu primeiro em ZAP em Casa.

Aluguel direto com proprietário vale a pena? O ZAP Imóveis conta! Publicado primeiro em https://revista.zapimoveis.com.br/feed/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s